O idoso na família

Vamos pensar em família como um projeto de Deus (Gn 1) e um desejo humano de formar grupos de pessoas com interesses comuns, desenvolvendo um ciclo de afetividade e uma busca de soluções para os problemas diários. E esse sistema familiar corresponde a uma rede de relações de parentesco, cujo funcionamento depende da forma em que estas relações se organizam.

Obviamente, as famílias dos idosos viverão, no cotidiano, problemas e circunstâncias críticas que demandarão atenção e participação delas. Percebe-se grande preocupação, quando essa situação se instala no lar.

Talvez porque as pessoas não têm tempo disponível para dedicar-se integralmente ao idoso, por motivo de trabalho, porque os espaços residenciais são pequenos e não conseguem adaptar o local com segurança e outros cuidados mais para evitar riscos, ou até porque falta conhecimento do assunto. Paralelamente a esses problemas, queremos ver nosso idoso querido saudável, feliz e fisicamente bem. Qualidade de vida é uma caminhada para atingir o melhor para quem amamos tanto. 

Este é o desafio da família: conseguir realizar tudo o que proporciona uma boa qualidade de vida para os idosos, sem interromper o percurso da construção da sua própria indivualidade. E esta boa qualidade envolve acompanhamento médico como medida preventiva, alimentação adequada, atividade física, hábitos saudáveis, lazer, convívio social e uma forma de ocupação diária. Tudo isso regado de carinho e atenção, como conversar, ouvir, demonstrar afeto e muito amor.

É desejo de Deus o envelhecer com alegria: “Como recompensa, eu lhes darei vida longa e mostrarei que sou o seu Salvador” (Sl 91:16). A Bíblia fala de muitos homens e mulheres que, em idade avançada, foram exemplos de coragem e fé, e que podem ser tomados como modelos para envelhecer com alegria.

Quando Deus deu os mandamentos para que Moisés os passasse ao povo, este foi o único com promessas e que envolve uma esperança de longevidade: “Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando” (Ex 20:12). Respeitar é amar com alegria.

A Bíblia nos convida a honrar as pessoas com idade avançada, considerando a longevidade como um dom da graça de Deus. É desejo de Deus que cuidemos dos nossos idosos, considerando-os bênçãos e ajudando-os a caminharem com alegria até o fim.

Por: Nadir Quadra
Fonte: http://www.clickfamilia.org.br