Satanás versão 1.0

Recentemente escrevi uma trilogia de artigos demonstrando que demos um jeito de fazer um upgrade de Deus, da igreja e do cristão, todos para a versão 2.0. Hoje vou procurar demonstrar que Satanás continua o mesmo, original em sua versão de lançamento, não se preocupou em atualizar as suas estratégias, nem seu modo de abordar o ser humano.
 
Na narrativa do Éden a serpente procurou a mulher e iniciou a conversa com um questionamento, uma dúvida. Deu tempo para Eva responder e, então, demonstrou que a sua resposta não estava correta, dando a entender que a fonte da informação (Deus) havia mentido. Deus disse que eles morreriam ao comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal; Satanás contrapôs afirmando que eles não morreriam. Em outras palavras, a serpente quis dizer “A verdade não é bem assim… Eva, há um outro lado da história que você não considerou…”.


Muitas vezes ouvimos pessoas falarem que Satanás, como pai da mentira, pois ele sempre mente. Vemos que há um outro fato a ser considerado, pois nessa primeira investida (a da versão 1.0) contra o ser humano Satanás se valeu da estratégia de misturar a mentira com a verdade com o objetivo de seduzir Eva. Satanás afirmou que Deus sabia que no dia em que ela e Adão comessem do fruto proibido seriam abertos os seus olhos e eles seriam conhecedores do bem e do mal. Verdade essa confirmada em Gênesis 3.22 na própria fala de Deus ao expulsar Adão e Eva do jardim do Éden.

Assim, Satanás, o tentador, o acusador, tem como objetivo essencial desviar a Criação de sua finalidade – existir para a glória do Criador. Ele constantemente tenta o ser humano com alternativas aparentemente vantajosas, misturando a verdade e o erro, procurando demonstrar que temos a liberdade de escolha e deixamos de considerar um ou mais lados da situação. Procura nos levar a justificar uma ou outra ação. Assim, quando ouvimos Satanás sem referenciais seguros, acabamos considerando as vantagens daquelas alternativas propostas por ele e seguimos em frente.

Jesus, ao ser tentado por Satanás, demonstrou-nos como reagir utilizando as Escrituras como referenciais seguros e indicativos da verdade. A cada investida de Satanás contra Jesus para desviá-lo de seu caminho, de seu objetivo redentor, o Mestre respondia com os referenciais seguros da Bíblia.

Antigamente era conhecido o ditado que o povo de Deus era o povo da Bíblia. Hoje o povo de Deus é conhecido como o povo do barulho, da prosperidade, do ativismo, do adoracionismo, da busca por experiências cada vez mais intensas. Tudo isso sem muito conhecimento bíblico, de modo que passamos a ser referenciais para nós mesmos, tendo perdido o referencial bíblico.

Assim, Satanás não precisou fazer um upgrade para suas estratégias, continuamos caindo do mesmo jeito em suas seduções. Para que perder tempo em atualizar a sua versão?
O desafio é ter a Palavra de Deus em nossa mente e coração, como o salmista bem nos ensinou quando afirmou que tinha escondido a Palavra de Deus em seu coração para não pecar contra ele (Salmo 119.11).

Pr. Lourenço Stelio Rega
Teólogo, educador e escritor
Fonte: http://www.adiberj.org