O TRIPÉ DA ORAÇÃO (SYLVIO MACRI)


“Esta é a confiança que temos nele; se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. Se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos o que lhe temos pedido.’ (1Jo.5.14,15).

As orações que fazemos ao Senhor são sempre baseadas no tripé formado pela confiança, pela vontade e pela certeza.


Oramos ao Senhor porque temos confiança de que podemos fazê-lo; este foi um direito que Jesus nos deu: pedir, bater e buscar (Mt.7.7,8). Oramos porque temos a confiança de que, se o que pedimos está de acordo com a vontade de Deus, seremos atendidos. E aqui é bom lembrar o que diz Tiago: “Pedis e não recebeis, porque pedis de modo errado, só para gastardes em vossos prazeres.” (Tg.4.3). 

Oramos porque temos confiança de receber o que pedimos antes mesmo de orarmos, pois ele sabe o que necessitamos antes de pedirmos (Mt.6.8).


Oramos porque temos vontade de orar. Aliás, orar sem vontade não funciona, se não nos disciplinarmos quanto a isso jamais seremos pessoas de oração. Quando Paulo diz “Orai sem cessar”, está falando de hábito, de disciplina (1Ts.5.17). Entretanto, duas coisas são necessárias quanto a isso: precisamos sintonizar nossa vontade com a vontade de Deus, isto é, o que nós queremos deve ser o mesmo que Deus quer; e precisamos deixar que a vontade soberana de Deus prevaleça sobre a nossa vontade, pois a vontade do Senhor-Criador-Sustentador é maior e melhor que a vontade do servo-criatura-dependente.


Oramos ao Senhor porque temos certeza de que ele nos ouve. E não oramos pelo que ele fez, faz ou fará, mas pela pessoa que ele é: nosso Pai. Foi assim que Jesus nos ensinou a começar a oração: “Nosso Pai”; um pai que é Rei, que é Santo e que é rico em misericórdia. Apesar de sermos pecadores indignos, a relação que temos com ele é de filhos. Mas ele é um pai que, como afirmou Jesus, nos trata muito melhor do que nós próprios tratamos nossos filhos (Mt. 7.9-11). É possível que um pai humano trate mal seu filho, mas podemos ter certeza de que Senhor sempre nos tratará bem.


Pr. Sylvio Macri




OS MAIS LIDOS DESTE AUTOR