É preciso perdoar

“Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!” (Salmos 31.1)
De que precisamos para ser felizes? Respondemos a esta pergunta das mais variadas formas, mas podemos concordar que há um padrão dominante: a satisfação de necessidades materiais. Nossa sociedade é um ambiente promotor de necessidades materiais. São produtos, os mais diversos, propagandas que chegam de todos os lados e a sensação generalizada de que nos falta algo para sermos felizes. Queremos comer bem, morar bem, nos vestir bem e esse “bem” é quase indefinível, pois muda o tempo todo, exige mais e parece apontar para algo que ainda não alcançamos. Essa supremacia das necessidades materiais tantas vezes domina nossa espiritualidade e nos faz insensíveis às necessidades espirituais.
As necessidades materiais, embora intensas, não são tão relevantes para a vida como as espirituais, que tantas vezes ignoramos.
Segundo o salmista nossa felicidade depende mesmo é de termos nossas transgressões perdoadas e nossos pecados cobertos. Nossa felicidade e paz de espírito, aquilo que nos possibilita dormir o sono dos justos, não depende do quanto pagamos pelo nosso colchão e lençóis! Não depende de quanto custou o que comemos no jantar e nem de quanto vale a casa em que moramos. Mas do perdão que somente Deus pode nos dar. Perdão que trás consigo a comunhão com Ele e Sua presença conosco. Somos pecadores e pecadores não serão de fato felizes sem a benção diária do perdão.

O perdão é a nossa mais importante necessidade. Esquecemos-nos disso porque o pecado pode se tornar um mal assintomático em nós. Mesmo para quem lê a Bíblia, ora e vai ao templo, muitas vezes os pecados são apenas algumas transgressões de uma lista em que o sexo ocupa posição destacada. Mas a falta de amor, o egoísmo e a dureza de coração podem passar despercebidos. Precisamos entender e manter a consciência de que somos pecadores e pecadores não poderão ser felizes de fato, até que sejam perdoados. Para não nos enganarmos, peçamos a Deus que nos sonde e nos faça ver mais o nosso próprio pecado e não o pecado do outro. E nos abençoe com Seu perdão. Aí dormiremos melhor e sorriremos com muito mais facilidade.