A relação de assuntos que merecem a atenção da denominação batista deve passar por uma modificação. Em um mundo em constante transformação os assuntos que concentram a atenção da sociedade estão constantemente mudando.
Um exemplo é a questão ambiental. No final de 2008, o Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) divulgou a informação de que até o ano de 2050 o número de pessoas que serão obrigadas a deixar o local nos quais atualmente vivem por causa das mudanças climáticas e ambientais chegará ao total de 250 milhões.
Estas são informações alarmantes e preocupantes, mas, infelizmente, não causaram grande comoção em meio à denominação batista. Uma das razões para isto é a tendência de grande parte dos batistas de concentrar suas atenções apenas nas questões denominacionais, deixando de lado o que acontece no restante do mundo. Outra razão é a impressão de que este problema está distante. Entretanto, os casos de enchentes nas regiões Sul, Norte e Nordeste nos últimos anos mostram que os efeitos da mudança climática já estão muitos próximos.
Ante tal panorama uma mudança deve acontecer, uma mudança na agenda denominacional. Esta mudança deve fazer com que a Igreja Batista comece a debater, a partir dos princípios de Cristo, assuntos como a mudança climática, a bioética, a desigualdade social, a corrupção e as questões de gênero.
A relevância da Igreja Batista como Igreja de Cristo só será mantida caso ela se envolva com o mundo à sua volta. É necessário atualizar a agenda e se envolver verdadeiramente com o próximo. É necessário discutir, e muito, as questões deste tempo. Entretanto, não discutir apenas para desconstruir, mas sim para propor e construir um mundo diferente. Para construir o Reino de Deus.
Fonte: CBB - Convenção Batista Brasileira
Site: www.batistas.com