O Chamado Ministerial

Toda grande obra a ser realizada requer a presença de pessoas que se dediquem a ela com desprendimento e unção. Ou seja, não é simplesmente uma pessoa disposta a trabalhar nisto ou naquilo, com pouco envolvimento ou entrega, simplesmente porque a natureza humana requer sempre algum tipo de atividade para seu exercício. A grande obra, não. Ela requer mais do que um simples operador de tarefas, mas, sim, alguém que veja naquilo a ser feito a concretização de um sonho ou de um ideal de sua vida ou de um grupo ao qual se integra.

O ministério cristão deve ser visto assim pelos crentes. Uma missão a ser realizada com dedicação e boa vontade, pois é isto que o Senhor espera dele. O próprio Senhor Jesus vai demonstrar-nos esta necessidade quando, iniciando o seu ministério, vai convocar outros para ajudá-lo na missão e, mais ainda, para serem os seus continuadores quando os deixasse.

Observem que ele não está chamando desocupados. Ele vai chamar homens que eram trabalhadores duros e que, diariamente, faziam as suas tarefas de sair em pescarias ou de consertar as redes, visando a sua própria subsistência e de suas famílias. Tudo isso devia ser feito mecanicamente por Pedro, André, Tiago e João, pois já eram homens adultos e experimentados nas lides da profissão que abraçaram.

Eles não realizavam um "ministério". O seu trabalho se completava em si mesmo, deixando um resultado único que era a sobrevivência pessoal: pesca + peixe + venda do pescado + conserto de redes e, novamente, tudo repetidamente dia a dia.

O Senhor vai chamá-los para algo mais do que isto: Vocês vão pescar, sim, mas o resultado desta nova pescaria não ficará restrita aos trocados ganhos a cada dia, mas, sim, a vidas transformadas que a partir deste momento estarão para sempre ligadas a vocês pelo liame do amor, da paz e da alegria que a salvação em Cristo lhes trouxe.

"Disse-lhes: vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens" (Mt 4.19).

Eis aí o ministério maior que o Senhor dá àquele que nele crê.

Oração para o dia:
Conduze-me, Senhor, a encontrar no meu labor profissional uma forma de fazer dele um ministério a ser cumprido na tua obra.

Leitura diária: Mateus 4.18-20
Leitura da Bíblia em um ano: Jó, capítulos 30, 31 e 32

Fonte: www.batistas.com