Os melhores evangelistas de crianças

Há uns tempos atrás li, em uma revista de missões, uma pergunta que me fez pensar: Você evangeliza seus filhos, sobrinhos, netos e vizinhos que são crianças?
 
Refletindo sobre tal questionamento, cheguei à conclusão de que, por várias razões, os melhores evangelistas de crianças são os seus próprios pais, ainda que, infelizmente, muitos deles estejam transferindo essa responsabilidade para outras pessoas.

Os pais podem cumprir melhor essa tarefa porque são as pessoas que mais convivem com seus filhos, e sendo crentes genuínos, que dão um bom testemunho da sua fé, exercerão uma tremenda influência positiva a favor do evangelho na mente das crianças. Estas concluirão facilmente que o evangelho é uma coisa boa, pelos exemplos que têm em casa.

Convivendo mais tempo com os filhos, podem orar e ler a Bíblia com eles. E podem ter oportunidades mil de aplicar os ensinos bíblicos no viver diário, inclusive como forma de disciplina. E as crianças também têm mais liberdade de expressar suas dúvidas sobre a fé e ouvir as respectivas respostas numa linguagem mais inteligível.

Os pais podem evangelizar melhor os filhos pela autoridade natural que têm sobre eles. Sendo aqueles que mais têm autoridade sobre seus próprios filhos, e exercendo essa autoridade com justiça e amor, as crianças terão mais facilidade de aceitar a autoridade de Deus e o dever de obedecer a ele.

Quando os pais cristãos exercem sua autoridade da maneira certa, estão sinalizando para os filhos que há procedimentos errados que serão devidamente punidos e há procedimentos corretos que serão reconhecidos. E assim estarão incutindo na mente das crianças a noção de pecado, coisa importante para que entendam a necessidade de salvação.

Mas os pais são os melhores evangelistas de crianças por uma razão ainda mais forte: é que não pode haver ninguém mais interessado na salvação dos seus filhos do que eles mesmos. Nenhum pai ou mãe gosta de imaginar seus filhos fora da igreja. Se para evangelizar alguém precisamos ter paixão pela sua alma, aí está a maior razão para que os pais evangelizem suas crianças, se é que são verdadeiramente apaixonados pelos filhos.

Pr. Sylvio Macri
Pastor da IB Central de Oswaldo Cruz-RJ
Fonte: www.adiberj.org