Dez marcas de um líder que ninguém esquece!

O Dr. Nicholas Murray Butler disse haver três tipos de pessoas no mundo
·        As  que não sabem o que está acontecendo,
·        as que observam o que está acontecendo
·        e as que fazem com que as  coisas aconteçam. São essas últimas que detêm o dom de liderança.
Pense em um líder que você já teve - pai, mãe, professor, pastor, patrão, treinador ou gerente - que tenha conseguido extrair o melhor de você. Eis aqui uma das razões pelas quais os  discípulos jamais poderiam se esquecer do Seu Líder - Jesus - porque ninguém como Ele conseguiu extrair o melhor de seus liderados. Para se certificar da  eficiência e da eficácia de Sua liderança, basta conferir o sucesso do Seu empreendimento.
O que dizer de José do Egito: o líder visionário; de Moisés: o líder manso; de Neemias:  o líder estrategista; de  Davi: o líder guerreiro; e de Paulo:  o líder determinado. Quais eram as qualidades destes homens como líderes, que, mesmo depois de milênios,  ainda continuam influenciando as pessoas?

Se você é um líder, como as pessoas que estão sob a sua liderança vão se lembrar de você amanhã? Num exercício de auto-avaliação, você se sentiria satisfeito em ser liderado por um líder que tenha o seu perfil? O tratamento que você tem dispensado ao  seu grupo é o mesmo que gostaria de receber? No dia do seu funeral, qual será o sentimento de sua família, de seus liderados e de todos que estão sob a sua influência? De tristeza pela perda de um grande líder, ou de alívio porque saiu um grande peso que estava  sobre eles? Para você há diferença entre "ser chefe" e "ser líder"? Colocando sua liderança diante do espelho, que nota você daria a ela?
Há um líder na Bíblia, cujo nome é Jeorão, filho de Josafá... Ele começou a reinar em Judá com 32 anos e seu reinado durou 8 anos. Veja o que o que a Bíblia diz sobre ele: "E se foi sem deixar saudades; sepultaram-no na cidade de Davi, porém não nos sepulcros dos reis". (2 Cro 21.1-20)
O que é liderança?
Algumas definições interessantes:
"Qual a diferença entre liderar e influenciar. Você gerencia coisas e lidera pessoas".
"Liderar é influenciar". (Sam Deep)
"Liderar não é dominar, mas, sim, a arte de convencer as pessoas a trabalharem em vista a um objetivo comum". (Daniel Goleman)
"Liderar é libertar as pessoas para que façam o que é necessário, da forma mais eficaz e mais humana possível". (Max Depree)
"Liderança não é uma questão de direito ou título, mas de habilidade". (John C. Maxwell)
"Liderança é a capacidade de transformar visão em realidade".  (Warren G. Bennis)
"O líder é aquele que sobe na árvore mais alta, estuda a situação em seu conjunto e grita: 'Estamos na mata errada". (Stephen R. Covey)
"É o processo de estímulo pelo qual, mediante ações recíprocas bem-sucedidas, as diferenças individuais são controladas e a energia humana que delas deriva se encaminha em benefício de uma causa comum".
"A liderança é o esforço de exercer conscientemente uma influência especial dentro de um grupo no sentido de levá-lo a atingir metas de permanente objetivos que atendam as necessidades reais do grupo". (John Haggai)
"Liderança cristã é a arte de crescer com as pessoas". (Nancy Dusilek)
"Para Jesus, liderar era ser servo dos servos". (Mc. 10:45).
"Liderar é saber planejar, integrar,  motivar, avaliar e estabelecer alvos".
Qual era o conceito de Paulo da função do líder cristão:
O líder é - despenseiro (1 Co 4.2).
O líder é - governante (1 Co 12.28).
O líder é - bispo, supervisor (Atos 20.28).
O líder é - presbítero (Atos 20.17).
O líder é - presidente (Rm 12.8).
Por que lideres terminam mal?
O professor Dr. J.Robert Clinton, professor de liderança do Seminário Teológico Fuller, acredita que 70% dos lideres não terminam bem. Ele baseia sua estatística estarrecedora em seis critérios, determinados a partir de traços comuns obtidos pela auto-análise dos amigos e seguidores ou dos ensinamentos de sua religião. Por que boa parte dos lideres não terminam bem:
Primeiro: Os lideres que não terminam bem perde a postura de aprendizado. Eles param de ouvir e de crescer.
Segundo: A atratividade de seu caráter declina.
Terceiro: Eles param de viver conforme as convicções.
Quarto: Eles falham ao deixar para trás contribuições decisivas.
Quinto: Eles perdem a consciência de sua influência e de seu destino.
Sexto: Eles perdem seu relacionamento vibrante com Deus.
Quatro razões porque Paulo é um modelo de liderança que deve ser copiado:
1.     Ele foi um líder cuja liderança produzia frutos onde Deus o plantasse. Para Paulo não havia terreno estéril se era Deus quem estava o plantando.
2.     Ele foi um líder que gerou outros líderes. Quando ele pré-sentiu que estava chegando a hora da sua partida, ele transferiu o bastão da liderança para alguém que ele havia gerado, treinado como líder.
3.     Ele começou e terminou a sua liderança sem perder-se no meio do caminho. Pouco antes de ser decaptado ele disse: "Combati o bom combate, completei a carreira e não perdi a essência do meu ministério... a fé".
4.     Ele foi um líder cuja liderança não morreu com a sua morte. Paulo morreu, mas continua influenciando... por isso ele é inesquecível.
VAMOS REFLETIR SOBRE DEZ QUALIDADES DE UM LÍDER INESQUECÍVEL.
Primeira - VISÃO
"Por isso, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial". (Atos 26.19; 16.9; 18.9) Como definir visão:
1.     Definindo o que é visão:
(1) Visão é um vislumbre do seu propósito na vida.
(2) Visão é como o produto acabado que você está prestes a produzir. Os lideres mantém as mãos na roda da olaria, mas os seus olhos no produto final. Isto é visão.
(3) Visão é a fonte da disciplina e da auto-motivação.
(4) Visão é habilidade para usar o conhecimento com eficácia.
2.     Toda liderança começa a partir de uma VISÃO. Sem "uma visão clara" não existe liderança efetiva.  Por que? Vou dar 8 razões:
(1) A visão autêntica a liderança de um líder.
(2) A visão lidera o líder. A visão sustenta o líder na rota pré-estabelecida. (Combati o bom combate, completei a carreira... não me perdi no caminho...  2 Tm 4.7,8)
(3) A visão mantém a chama da motivação acessa. Por que Paulo começa e termina com a mesma disposição e entusiasmo. Visão...
(4) A visão da o sentido de missão e propósito. O propósito fornece o combustível para a perseverança, persistência e paixão.
(5) A visão determina o que você lê. Me de os seus livros, e eu direi qual é a amplitude da sua visão.
(6) A visão determina o que você ouve. Me de os seus cd's, me diga quais são os programas de TV que você assiste, quais são os filmes que você gosta  eu direi aonde você vai chegar com a sua visão ...
(7) A visão determina a sua dieta alimentar. Se você depende de mais 35 ou 40 anos para cumprir sua visão, então deve cuidar da sua saúde e ter uma disciplina alimentar.
(8) A visão seleciona as pessoas que devem estar próximas de você.  "Diga-me com quem tu andas, e eu direi qual é a dimensão da sua visão.  O potencial do líder é determinado pelas pessoas que estão mais próximas dele. 

Pr. Josué Gonçalves
Fonte: http://www.josuegoncalves.com.br/portal/