Há crentes antipáticos?

Não. Religiosos, sim. A nova natureza é de celebração (Gl 5.22; Fil 4.4). Jesus era uma Pessoa bem humorada. O Seu rosto era formoso porque o Seu coração era alegre. Quando o profeta Isaías diz que Ele “não tinha formosura e nem beleza”, 53.2,3, pois era de uma fealdade absoluta, ele está se referindo ao Senhor quando estava na cruz, quando se fez pecado por nós (2 Co 5.21). O Mestre sempre foi coerente com a Revelação. Aliás, Ele era a Palavra encarnada (João 1.14). A Palavra geradora da nova natureza – a natureza divina (1 João 3.9) . A natureza do cântico, da gratidão, da ternura e da festa. A natureza do nascido de novo, que tem um sorriso aberto, cuja alegria está acima das circunstâncias.
 
É inadmissível um crente genuíno, convertido, regenerado, ser uma pessoa antipática, intratável. Tendo a natureza recebida do alto, o cristão é uma pessoa simpática, empática e solidária! Que faz festa! O nosso Deus é assim. O pai da parábola do filho pródigo representa o nosso Pai, o Deus que faz festa quando um pecador se arrepende. É impressionante o número de religiosos mal humorados, melancólicos, macambúzios, antipáticos e ruins de relacionamento, inclusive líderes e até obreiros que estão no ministério pastoral. Homens formais e muitas vezes inacessíveis ao povo de um modo geral. São acometidos de uma cardiopatia que só o transplante dá jeito. É a troca do coração de pedra pelo coração de carne (Ez 36.26).


O crente, porém, tem a natureza de simpatia contagiante. Pode ficar triste, mas isto não afeta seus relacionamentos. Ele cresce com o sofrimento. Aprende com Cristo a se alegrar nas aflições (João 16.33). É muito bom lidar com cristãos, com crentes genuínos, mas tratar com religiosos mal humorados é insuportável. Como o Mestre sofreu nas mãos dos religiosos de carteirinha, legalistas, implacáveis, que lutavam para o fracasso da mensagem do Reino de Deus, da obra de Cristo na cruz e na ressurreição!

Vivemos dias tumultuados quando nossas igrejas estão apinhadas de pessoas sem simpatia, sem sensibilidade, críticas, ácidas. Gente ruim de coração. Infelizmente temos muitos legalistas de plantão. Como vamos ganhar pessoas para Cristo tendo pessoas que dão mal testemunho com o seu rosto pesado, amargurado, enrugado de tanta amargura, ressentimento e situações mal resolvidas? Muitas preferem ficar assim. Não querem submeter-se a Cristo. Não desejam receber, pela fé, a Sua natureza.

Graças a Deus que a natureza do novo homem em Cristo Jesus é a natureza do acolhimento, do perdão e da festa (At 2.42-47; 4.32-37). A Igreja deve revelar a nova natureza de Cristo Jesus! Uma Igreja de gente tratável, simpática, harmônica, vivendo a sintonia fina de Cristo, nosso Senhor e Salvador! Que está pronta a se alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram.

Definitivamente, o religioso é antipático. O crente ou o cristão é simpático. O primeiro desprega o evangelho e o segundo, prega o evangelho de Jesus.

Não existe crente antipático! O que existe é o religioso antipático. Pense nisso!

Pr. Oswaldo Luiz Gomes Jacob
Pastor da Segunda Igreja Batista em Barra Mansa – RJ