2012, O Ano do Crescimento !


“Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento” 1Co.3:6

Crescer é algo normal, no entanto, há distúrbios no organismo que o impedem de crescer.

A igreja, mais que uma organização, é um organismo. É viva, pois é composta de pessoas, pessoas vivas que respiram, se movimentam, têm emoções, que agem, reagem e interagem.
Esse corpo vivo habitado pelo Espírito Santo que é a igreja pode ter problemas que impeçam o seu crescimento

O apóstolo Paulo, com temor e tremor evangelizou a cidade de Corinto, uma das mais importantes da Grécia de seus dias.
Cidade cosmopolita, banhada pelo mar Egeu onde seus dois portos, Lechio e Cencréia, recebiam e enviavam navios com mercadorias e pessoas de todo o mundo e para todo o mundo.

Alí, em obediência ao Senhor Jesus, começou Paulo a plantar (evangelizar) não sob a sabedoria humana, mas sob o poder de Deus (1Co.2:4) e as vidas evangelizadas foram salvas e libertas constituindo-se a igreja à qual Paulo escreve duas longas cartas.

Apolo, companheiro de Paulo nessa missão, foi de vital importância porque ao lado de Paulo que evangelizava, ele regava, isto é, fazia o discipulado daqueles novos convertidos. Fazia com que a mensagem tivesse raiz profunda em seus corações.

Em virtude desse trabalho de Paulo e Apolo (lado humano), Jesus, o Senhor da Igreja, deu o crescimento e Corinto tornou-se uma igreja GRANDE e influente em todo o seu país.

Este é o desafio que Deus coloca diante de nós. Com humildade e dependência dEle devemos aceitá-lo. Que tal nos juntarmos para plantar e regar em 2012? Deus com certeza fará a sua parte, isto é, dar o crescimento às igrejas da ABL.

Na visão do crescimento.

Pr. Eraldo Coelho Bernardo
Igreja Batista Memorial em Manguinhos