Ele nos conhece. Vigiemos!


“Respondeu, porém, o espírito maligno: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo, mas vós quem sois?” (Atos 19:15).

O mundo físico é uma realidade. O mundo espiritual também o é.

A maior autoridade (exousía) e o maior poder (dunamys) do mundo espiritual é o Senhor Jesus Cristo. Viu-se isso em seu ministério e em seu ensino. Ele falou a seus discípulos lá na Galiléia, após sua morte e ressurreição, assim: ”Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra, portanto ide, fazei discípulos de todas as nações...” (Mt.28:;18,19ª – IBB, Revisada, segundo os melhores textos).


No mundo espiritual há, também, a ação de Satanás e seus anjos caídos: espíritos imundos (Mc.1:27); espíritos adivinhadores (At.16:16); demônios provocadores de enfermidades(Mt.17:18) demônios mudos(Lc.11:14); principados, potestades, poderes deste mundo tenebroso, forças espirituais da maldade(Ef.6:12).

Paulo estava em sua 3ª viagem missionária. A cidade é Éfeso (região da atual Turquia).

Em Atos 19:11,12, lemos: “E Deus, pelas mãos de Paulo, fez milagres extraordinários. De sorte que até lenços e aventais eram levados do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades os deixavam e os espíritos malignos saíam”.

Vendo a manifestação sobrenatural de Deus através desse servo evangelista e Apóstolo aos Gentios, exorcistas ambulantes tentaram fazer em nome de Jesus o que Paulo fazia (At.19:13). Continue lendo o texto para saber o que aconteceu...

O mundo espiritual sabe quem é Jesus.

O mundo espiritual sabia quem era Paulo..

O mundo espiritual sabe se eu e você representamos risco ou não para o reino das trevas.

O mundo espiritual também sabe quem se diz cristão, mas pelo agir, dá legalidade a Satanás. Esses ficam envergonhados quando têm que se defrontar com as forças das trevas. Dão jeito de escapar pela porta dos fundos...

Queiramos ser como Paulo e não como os filhos de Ceva, que além de apanharem, ficaram nus.

Estejamos diuturnamente com as vestes branqueadas e as cabeças ungidas pelo Espírito Santo. Isto é graça, em sua maior parte, mas depende também de cada um de nós, ser livre para ser fiel ou não.

Eraldo Coelho Bernardo
Pastor titular da Igreja Batista Memorial em Manguinhos, Rio, RJ.