Para que existe uma associação batista?

Esta é uma pergunta pertinente à luz das enormes necessidades individuais e coletivas de uma Igreja batista e do mundo sem Cristo. Associação significa junção, união, conjugação de esforços, relacionamento, sociedade, comunidade, conexão, reunião, ligação, etc. Podemos afirmar que a Associação Batista é a ponta de baixo e a Convenção Batista Brasileira é a de cima. Ela existe para glorificar a Deus por meio do serviço aos seus associados. As igrejas que formam a associação estão empenhadas em sua unidade e serviço. Buscam conjugar os esforços para solução de problemas que envolvem as igrejas e são possíveis de resolução. Seu caráter é de unidade. Ela pode agir em várias áreas. À medida que ela se compromete a realizar o trabalho do Senhor com eficácia e prazer, as igrejas têm contentamento em contribuir. A associação sobrevive de contribuições das igrejas associadas. Estas têm prazer em participar financeiramente à medida que constata que os recursos estão sendo muito bem gestados. É a participação de todos no esforço de cada um. Ela precisa ter metas, estratégias e acompanhamento.
Representar muito bem as igrejas. Interpretar de forma eficiente a alma das associadas e empreender atividades pertinentes – inspirativas e desafiadoras.

A conexão entre as Igrejas forma uma associação visionária e proativa. São muitos os empreendimentos nos quais ela pode se envolver de forma profunda. Há muitas necessidades como trabalho com crianças (colônia de férias); com idosos (Congressos); jovens e adolescentes (Conferências, acampamentos e voluntariado); com os dependentes químicos (centro de recuperação); com os vocacionados (seminário); com os mendigos (albergue); treinamento de liderança; fortalecimento da EBD; congressos missionários (consciência missionária). Tudo isso a partir de uma percepção integral do homem. É o exercício da Missão Integral muito bem ensinada por Jesus nos evangelhos. Por isso, ela deve desenvolver ações comunitárias que atendam às necessidades da população da região. As igrejas, por outro lado, são participativas no Plano Cooperativo, tão importante para a expansão do Reino de Deus. Cada  igreja contribuindo com a Associação e com a Convenção estadual. Há compromisso no sustento da obra batista. A cooperação é o segredo para que o trabalho dos batistas seja cada vez mais eficaz e eficiente. As igrejas batistas não podem ser ilhas, mas vivendo em cooperação formam um continente. Paulo ensina que “somos cooperadores de Deus, e dele somos lavoura e edifício” (1 Co 3.9). Juntos somos muito mais fortes. Em Cristo Jesus somos “mais que vencedores”  (Rm 8.37). Não há crise que barre ou trave a impetuosidade de um povo unido a Cristo Jesus, no Seu amor e na Sua graça.

A associação deve promover, em parceria com a ordem dos pastores, política de sustento padrão para todas as igrejas, tendo o mínimo digno de um homem de Deus. As igrejas precisam ter a contrapartida de seus investimentos: Treinamento, excursões, bolsas de estudo, verba para que seus executivos façam cursos de atualização, criação de um fundo de ação social para atender pessoas de dentro e de fora das igrejas que a compõem, etc. A associação deve ser uma consultora das igrejas. Também, um elo entre a Convenção Batista Brasileira, Convenção Batista Fluminense e as igrejas locais. Deve ser uma fomentadora de visões, criatividade, excelência… Além de ser serva das igrejas, a associação tem um ministério de encorajá-las. Seus executivos visitam as comunidades batistas para colocar desafios de oração, ações evangelísticas, projetos educacionais e missionários. Eles são motivadores das comunidades batistas.

A associação tem a benção de fortalecer as igrejas pequenas, bem como uma participação, mesmo que tímida, no sustento pastoral. Ela estimula as igrejas a tratarem com amor pastores e diáconos – os seus oficiais. As igrejas são informadas acerca dos investimentos feitos pela associação. Há sempre transparência no uso dos recursos financeiros. As igrejas são encorajadas a contribuírem com amor para que os investimentos sejam feitos tendo como objetivo a expansão do trabalho batista na região e no mundo. A expansão missionária a partir da região é a grande meta a ser atingida. Um trabalho caracterizado pela oração, comunhão e entusiasmo revela o espírito de uma associação batista. Esta não se conforma com o status quo. É inovadora, catalisadora e invasora como sal e luz. Seus dirigentes são homens e mulheres comprometidos com a mensagem da cruz. Ela é uma organização comprometida com a excelência no receber e no investir. Cada dia busca alternativas para servir melhor as igrejas. É uma referência de integridade. Busca a expansão do evangelho de Cristo, a edificação do povo batista e, acima de tudo, a glória do nosso Grande Deus.

Pr. Oswaldo Luiz Gomes Jacob 
Pastor da Segunda Igreja Batista em Barra Mansa – RJ