Família, criação de Deus

Não gosto muito dessa frase, por causa da palavra “projeto”, que passa um sentido de algo que está sendo experimentado, de um plano que pode falhar. Por isso prefiro dizer que a família é criação de Deus, algo acabado e perfeito.

De fato, foi Deus quem criou a família. Temos a tendência muito humana de achar que nós é que temos o poder de constituir, ou não, a nossa família, mas a verdade é que não existe nenhuma família verdadeira que não tenha sido constituída pelo próprio Deus. Nada podemos fazer sem ele.

Com a instituição da família, Deus não estava tentando fazer uma experiência com os seres humanos, um projeto que poderia dar certo ou não. Este é outro grande erro nosso: não podemos começar uma família contando com a possibilidade de dar errado. Pelo contrário, a Bíblia diz que a família é para a vida toda. Nada pode separar o que Deus ajuntou. Família é para dar certo.


A família é a fórmula perfeita para o desenvolvimento dos seres humanos, vistos como indivíduos ou vistos como coletividade. Isto se refere a um relacionamento heterossexual, que inclui não só o prazer sexual, como a responsabilidade pela procriação e pela preservação da espécie. Se Deus tivesse admitido a relação homossexual teria, antecipadamente, condenado a espécie humana à extinção, pois pessoas do mesmo sexo não procriam.

Não importa o bom ou mau uso que fazemos da criação de Deus, isso não anula a verdade de que ela é perfeita. O fato de famílias ao nosso lado já terem desmoronado ou estarem caminhando para isso, não nos autoriza a concluir que o que Deus criou não deu certo. Mesmo porque ao nosso redor há também famílias felizes, algumas são até exemplares.

A bem da verdade, não existe alternativa à família. Não havendo mais família, o que podemos esperar é o caos, o desastre. Os nazistas alemães fizeram experiências nesse sentido, tentando produzir seres humanos sem uma referência familiar, com o objetivo de desenvolver uma raça superior, e fracassaram redondamente.

Portanto, a família é uma criação de Deus. Insubstituível!

Pr.Sylvio Macri
Pastor da IB Central de Oswaldo Cruz-RJ