Saco sem fundo

“Semeastes muito e recolhestes pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vesti-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para colocá-lo num saco furado.” (Ageu 1.6)
 
“Saco furado” ou “saco sem fundo” é uma expressão proverbial usada quando se quer falar de um esforço sem fim para acumular recursos. Às vezes trabalhamos e lutamos muito, mas parece que tudo o que conseguimos juntar é colocado num saco sem fundo; entra por cima e sai por baixo.

O profeta Ageu usou tal expressão para referir-se aos israelitas de sua época, os quais tinham voltado de muitos anos de exílio na Babilônia, a maioria na pobreza. Nessa condição, preocuparam-se com o seu sustento e abrigo e esqueceram-se de Deus e do seu templo. Pensavam em melhorar suas residências, mas a casa do Senhor continuava em ruínas.


Ageu os convida, então, a considerar seu passado e os resultados do seu esforço. E a conclusão é que houve colheitas reduzidas, fome, sede e nudez. E mesmo quem tinha uma atividade remunerada recebia muito menos que o suficiente para as suas necessidades. Em resumo, tinham fracassado em seus propósitos de prosperidade porque se esqueceram da obra do Senhor.

Não, Ageu não está preconizando aqui a famosa “Teologia da Prosperidade” tal como é ensinada hoje em muitas igrejas. O que ele está dizendo é que a verdadeira prosperidade começa com a nossa entrega pessoal, e a dedicação de tudo o que somos e temos, primeiramente ao Senhor. Se formos fiéis no pouco o Senhor nos confiará o muito (Mt.25.23).

Portanto, não se trata de uma barganha, mas de “vender” e “dar” tudo quanto temos, como Jesus aconselhou ao jovem que o procurou, não para ter mais dinheiro, mas para ter um relacionamento correto com Deus, que era o que lhe faltava (Mt.19.16-30). À medida que sejamos capazes de nos desprender dos bens deste mundo, receberemos de Deus o que é necessário.

Enquanto nossa prioridade for “comprar” e “receber”, e não “vender” e “dar”, seremos infelizes e necessitados. O ensino de Jesus é sábio, e quando o praticamos funciona: 

“Buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” (MT.6.33).

Pr. Sylvio Macri
Pastor da IB Central de Oswaldo Cruz-RJ