O segredo da vida plena

“Eu vim para que tenham vida, e a tenham com plenitude” (Jo.10b)

O cap. 9 de João conta como Jesus curou um cego de nascença e relata a reação extremamente negativa a esse milagre por parte dos escribas e fariseus. Eles tacharam Jesus de pecador e expulsaram o ex-cego da sinagoga. Por isso, no capítulo 10, Jesus os chamou de falsos pastores. Aqueles que pretendiam ser modelos de virtude e mestres do povo eram, na verdade, “ladrões e assaltantes”, pois em vez de pastorearem o povo, fazer-lhe o bem, o oprimiam.
 
Em contraste, Jesus se apresenta como o Bom Pastor, que dá a vida pelas ovelhas. Provou isso curando e salvando o cego, libertando-o da condição de mendigo e proporcionando-lhe a dignidade de uma vida física e espiritual íntegra. Só Jesus pode nos dar vida, e não uma vida qualquer, mas vida em plenitude, pelas razões que ele mesmo expõe nessa passagem (Jo.10.1.18):
 
Ele nos salva - “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo.” V.9); “Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas.” (v.11); “Dou a minha vida pelas ovelhas.” (v.15).
 
Ele nos liberta - “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, (....) entrará e sairá.” (v.9); “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo.8.32); “Eu sou a verdade.” (Jo.14.6)
Ele nos dá segurança e certeza - “As ovelhas ouvem a sua voz, ele as chama pelo nome.” (v.3); “Jamais seguirão um estranho, (....) pois não conhecem a voz dos estranhos.” (v.5); “Conheço as minhas ovelhas, elas me conhecem.” (v14); “Elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor.” (V.16).
 
Ele nos sustenta - “Eu Sou a porta. Se alguém entrar por mim, (....) achará pastagem.” (v.9); “Eu sou o pão da vida” (Jo.6.48); ”Quem beber da água que eu lhe der jamais terá sede.” (Jo.4.14).
 
Ele nos guia - “Ele as chama pelo nome e as conduz para fora.” (v.3); “Depois (....) vai adiante delas, e elas o seguem.” (v.4); “É necessário que eu também as conduza.” (v.16).
Ele nos protege e defende - “O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, que não é pastor e a quem as ovelhas não pertencem, quando vê o lobo se aproximar, abandona as ovelhas e foge.” (v.11b e 12).

Nenhum crente em Jesus precisa viver à míngua, pois ele dá vida plena.
         
Pr. Sylvio Macri
Fonte: www.prazerdapalavra.com.br