Os jovens e o futuro da igreja_Pr. Sylvio Macri

De alguns anos para cá tenho estado muito preocupado com a maneira com que os jovens se relacionarão com a igreja de Cristo no futuro. Algumas pesquisas têm sido feitas nesse sentido e mostram que cresce rapidamente o número de jovens que declaram não ter religião nenhuma. Cresce, também, o número de jovens que dizem ter religião mas não frequentam nenhuma igreja. Segundo o IBGE, os evangélicos que nasceram na fé mas não permaneceram nela, saltaram, em seis anos, de 0,7% para 2,9%. Em números absolutos isso significa cerca de 4 milhões de  pessoas.

Conversando com outros pastores, constatei problemas que  ocorrem com os jovens de praticamente todas as igrejas. Eis algumas destas constatações: 

1. Os jovens têm grande dificuldade de ser pontuais e assíduos às reuniões da igreja. Envolvidos em projetos pessoais, atividades de lazer, compromissos sociais, gastando tempo precioso em redes sociais, jogos digitais ou assistindo TV a cabo, ficam acordados até altas horas, vão dormir tarde. Por isso têm grande dificuldade manter seu compromisso com o Senhor, e não têm tempo para cultuar nem para serem instruídos na Palavra de Deus.      


2. Os jovens têm uma vida espiritual muito rasa. A maioria não tem uma rotina diária de oração e leitura da Bíblia. Como não frequentam regularmente as classes de EBD ou os grupos de estudo bíblico e nem as reuniões de oração de suas igrejas, estão se tornando “analfabetos bíblicos”, pessoas sem poder espiritual, sem comunhão com o Senhor, tornando-se presas fáceis de todas as atrações que o mundo oferece para desviá-los de sua fé.

3. Os jovens não dão testemunho de sua fé; ou por timidez, ou por vergonha, ou por medo de serem rejeitados. Às vezes também por não saberem o que dizer ou, pior ainda, por não terem exemplo de vida cristã que os autorize a falar de Cristo. Muitos jovens, inclusive, têm vida dupla: são uma coisa na igreja e outra fora dela. Com isso perdem grandes oportunidades de ajudar amigos e colegas de trabalho e escola que precisam de Deus em suas vidas.

Pensando nisso, como serão as igrejas no futuro? Terão reuniões de adoração, oração e classes de estudo bíblico em horários e locais certos? Quem serão os pastores e líderes dessas igrejas?
  
Pr. Sylvio Macri