O segredo do sucesso das mães cristãs

A figura da mãe é sempre muito forte na nossa mente. Principalmente quando somos pequeninos, a imagem que temos da mãe é quase que de onipotência. É aquela que pode tudo: fazer tudo, responder a todas as perguntas, comprar tudo, defender de todos os perigos e inimigos, etc. Por isso, a criança se assusta quando percebe qualquer fragilidade na mãe, como, por exemplo, se a vê chorando ou triste.
 
Infelizmente esta fantasia infantil não passa do que realmente é: uma fantasia. Na verdade, as mães são seres humanos como os outros, com todas as suas fraquezas e limitações. Até diríamos que as responsabilidades da maternidade enchem seus corações com tantas preocupações e medos, que elas passam a ter uma noção mais exata das suas fragilidades. 

São situações diversas como doenças dos filhos, falta de conhecimento para lidar com eles, temor pelo seu futuro, falta de dinheiro para prover seu sustento, necessidade de trabalhar e deixar os filhos com outros, falta de maturidade para viver a maternidade, etc.

Como enfrentar tudo isto e vencer? Alicerçando o exercício da maternidade na Rocha dos Séculos, ou, em outras palavras, dependendo da graça de Jesus, que é esta Rocha, para viver o papel de mãe. Pela fé em Cristo as mães podem obter a vitória na maternidade. Evidentemente é preciso usar médicos e remédios, buscar conhecimento, trabalhar para sustentar os filhos, etc., mas a sabedoria, a paz, o conforto, a fé, o poder que Jesus pode dar são insubstituíveis para lidar com as situações acima mencionadas. As mães cujos pés estão firmados na Rocha, não têm motivos para entrar em desespero diante dos problemas.

Porém, o mais importante em Jesus são os princípios que ele deixou para as famílias, principalmente para a criação dos filhos. Médicos, psicólogos, pedagogos e outros profissionais têm ensinado muita coisa sobre a criação de filhos, mas são meras tentativas humanas, todas limitadas e muitas vezes equivocadas. 

Por isso temos presenciado um estado de crise permanente na família não cristã. É na Palavra de Deus que temos ensinos inigualáveis sobre sustento material, disciplina, instrução moral e espiritual, direitos e deveres de pais e filhos. A maior prova do sucesso das mulheres que pautam o exercício da maternidade pelos ensinos de Jesus é a vida de seus filhos. São muito raros os casos de serem problemáticos os filhos que tenham tido uma formação baseada nos princípios estabelecidos por Jesus.

Pr. Sylvio Macri
Pastor da IB Central de Oswaldo Cruz-RJ
Fonte: www.adiberj.org