Escravos do sábado

“E não devia ser solta desta prisão, no dia de sábado, esta que é filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?” O apóstolo Paulo, considerava-se escravo de Cristo, jamais ele se submeteu a preceitos humanos. Para que Deus criou o sábado? Deus não criou o homem para o sábado, e sim o sábado para o homem.  (Marcos 2: 27). A palavra sábado quer dizer descanso. Após seis dias de trabalho, o nosso corpo necessita de descanso. O próprio Jesus Cristo em Mateus 12:8, Se apresenta como O Senhor do sábado, uma vez que Ele mesmo o instituiu. Entretanto, e lamentavelmente, os judeus se tornaram escravos deste dia, como também muitos ainda hoje se assemelham a eles. João cap 5, narra a cura de um paralitico que sofrera trinta e oito anos uma paralisia.
Nunca ninguém se preocupou com o seu problema; porém quando recebeu a cura, passou a carregar a sua própria cama, e ouviu da parte dos judeus a palavra, não é licito carregar a tua cama, no sábado.
Estas considerações mostram como o homem se tornara escravo do sábado, e jamais o sábado lhes era dia de repouso. Para o judeu, o sábado, valia muito mais do que o ser humano, isto vemos em Lucas 6: 7, quando Jesus curou a mão mirrada de um homem; isto aconteceu dentro de uma sinagoga, ou seja, um pequeno templo, onde se reuniam para adorar ao Senhor...
Esse homem certamente havia sofrido privação de usar uma de suas mãos; não seria a hora de ser curada? Outro caso que verificamos na Bíblia, é de uma mulher que se tornara presa de Satanás durante dezoito anos vivia curvada. O Senhor Jesus Cristo movido de compaixão efetuou a cura e ela se endireitou. Então Jesus perguntou ao dirigente do culto e aos demais, se não convinha libertar esta filha de Abraão? (Lc 13:16).  O Senhor Jesus Cristo, ao curar um doente, os judeus diziam que Ele trabalhava no sábado, que era ato proibido pela lei mosaica.
“Mas Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (João 5:17). E no verso 16 diz: Por isso os judeus perseguiram a Jesus, porque fazia estas coisas no sábado”. Lc 6:9 diz“Disse-lhes, então, Jesus: Eu vos pergunto: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou tirá-la?”. Se alguém guardar o sábado, irá alcançar a salvação? Certo dia após a consulta ao médico, este introduziu o assunto, sobra à salvação, dizendo que só será salvo quem guardar o sábado. E a nossa pergunta feita a ele foi: Doutor, afinal, quem é que salva o homem, Jesus, ou o sábado? E a sua resposta foi: “É Jesus, se, porém guardarmos o sábado”. A nossa convicção é que é salvo todo aquele que invocar o nome do Senhor Jesus. (Rm 10:13). Paulo disse ao carcereiro de Filipos: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa”.
Em nenhum destes textos citados, é incluído o sábado como auxiliar da salvação do pecador. Aliás, em o Novo Testamento não encontramos nenhuma vez a palavra salvação ligada ao sábado. Em Mateus 11: 28-29, Jesus diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas”.Jesus está mostrando a sua suficiência em salvar o pecador e dar-lhe descanso, sem a exigência de observar o sétimo dia. Em Marcos 10:19 Jesus responde a pergunta de um judeu que queria saber o que fazer para ser salvo. Em resposta Jesus cita: “Sabes os mandamentos: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; a ninguém defraudarás; honra a teu pai e a tua mãe”. Apenas seis mandamentos estão na resposta, menos o sábado. Portanto, não sejamos escravos do sábado, pois Jesus é suficiente, pois Ele é o nosso sábado. 
 Pr. Timofei Diacov

Colaborador deste Portal