Natal da noite de luz

“O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e resplandeceu a luz sobre os que habitavam na terra da sombra da morte. Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi concedido. O governo está sobre seus ombros, e  o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.”  (Isaías 9.2,6).

A expressão que dá título ao presente texto faz parte de uma famosa canção popular natalina. Geralmente neste tipo de canção há muitas distorções, mas essa é uma das grandes afirmações que se pode fazer sobre o Natal. A Bíblia diz que na noite em que o anjo anunciou aos pastores o nascimento do Salvador, “a glória do Senhor os cercou de resplendor” (Lc.2.9). Podemos imaginar o brilho intenso e a música celestial que os envolveu.

Isaías profetizou: “Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz, e a glória do Senhor nasceu sobre ti. Pois as trevas cobrirão a terra, e a escuridão cobrirá os povos, mas o Senhor resplandecerá sobre ti, e sobre ti se verá a sua glória. Nações caminharão para a tua luz, e reis, para o resplendor da tua aurora.” (Is.60.1-3). Malaquias também previu: “Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo cura nas suas asas.” (Ml.4.2).

No cântico em que louvou o Senhor pelo nascimento de seu filho João Batista, Zacarias exalta a “profunda misericórdia do nosso Deus, pela qual a aurora lá do alto nos visitará, para iluminar os que estão nas trevas e na sombra da morte, a fim de guiar os nossos pés no caminho da paz.” (Lc.1.78,79). João, o evangelista, diz que “a verdadeira luz, que ilumina a todo homem, estava chegando ao mundo” (Jo.1.9).

O próprio Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue jamais andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (Jo.8.12). Paulo experimentou o tremendo impacto dessa luz quando, no caminho para Damasco, “de repente, uma luz resplandecente, vinda do céu, o cercou.” (At.9.3). Mais tarde falou dessa experiência maravilhosa: “Porque Deus que disse: Das trevas brilhará a luz, foi ele mesmo quem brilhou em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.” (2Co.4.6).

Que Jesus, a resplandecente estrela da manhã (Ap.22.16), possa brilhar no coração de todos vocês, não só no Natal, mas em todos os dias da sua vida.

Pr. Sylvio Macri