Cristãos nervosos

Existem cristãos nervosos, sem paciência? Sim, muitos. Em função da natureza humana residindo em cada um de nós e das pressões externas, temos agido de forma impaciente, nervosa. Não temos paciência com os nossos familiares, com os colegas de trabalho, no trânsito, no mercado, enfim, em variadas situações. Não é normal o cristão ser nervoso. Falta-lhe o controle do Espírito Santo, viver o Seu fruto no dia a dia (Gl 5.22,23). O nervosismo é obra da carne e se caracteriza por uma deficiência em aprender com Jesus a ser manso e humilde de coração ((Gl 5.19-21; Mt 11.29).
 
Os cristãos nervosos não aprendem a descansar nAquele que tudo pode (Fil 4.13). Deixam-se dominar pela natureza humana em detrimento da natureza divina.  Permitem-se ser estimulados por filmes de violência e terror. Apreciam ver novelas que têm entre as suas funções, mexer com o emocional e relativizar padrões de comportamento. São estimulados por jogos, games violentos. Geralmente as pessoas nervosas não gostam muito de reflexão, de estar a sós com o Senhor e não investem em relacionamentos saudáveis. Elas interagem com as máquinas e não têm paciência com as pessoas.

 
Os cristãos nervosos não aprendem a descansar nAquele que tudo pode (Fil 4.13).
 
Geralmente os cristãos tomados pelo nervosismo têm um perfil de ansiedade, e de insegurança com o amanhã. Não aprenderam as lições que Jesus deixou em Mateus 6.25-34. O Mestre nos deu um remédio eficaz para o tratamento da ansiedade e, como consequência, para o nosso nervosismo. As pessoas nervosas adoecem cedo, pois o seu corpo recebe toda a carga negativa. As doenças psicossomáticas se estabelecem. Os cristãos que vivem na condição de impaciência ainda não aprenderam a confiar no Deus soberano que tem o controle sobre todas as coisas.
 
Os cristãos nervosos geralmente são insatisfeitos, murmuradores e críticos ácidos. Não gostam de ser confrontados e nem contrariados em suas opiniões. São grossos, deselegantes e maldosos como Nabal (1 Sm 25.3). É muito difícil lidar com gente nervosa, sem paciência e que contamina o ambiente com o seu descontrole emocional. Precisam de tratamento para não morrerem cedo.
 
Deus, nosso Pai, se agrada de um coração quebrantado e contrito (Sl 51.17). Um coração manso, controlado pelo Espírito Santo, disposto a ser relacionar com o próximo de forma equilibrada e saudável. Que está pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar (Tg 1.19). A pessoa nervosa não sabe ouvir. Não tem paciência e utiliza as palavras para ferir as pessoas. Há uma agressão verbal que produz feridas, ressentimentos e amargura. As pessoas que convivem com os cristãos nervosos geralmente se cansam.
 
Para os cristãos nervosos há cura e esta está em Cristo Jesus. À medida que convivemos com o nosso Senhor e Mestre aprendemos a viver em obediência e a descansar na fidelidade do Pai. O nervosismo é um sintoma de uma enfermidade da alma e do coração. As pessoas nervosas estão acometidas de uma cardiopatia muito comum na natureza humana. O Senhor nos chama à Sua mansidão e à Sua humildade. Chama-nos para vivermos dEle, sob Ele, nEle, por Ele e para Ele. Quando reconhecemos que somos nervosos e confessamos, Ele nos cura com o Seu poder e com o Seu amor. Ele transforma as atitudes e os atos nervosos em atitudes e atos calmos, serenos e tranquilos. Os berros são substituídos pelas palavras comedidas, mansas e em baixo som. A cura do coração é a cura do nervosismo. Saímos da autoconfiança doentia para a saúde da confiança no Senhor. Cristãos nervosos, não; cristãos calmos, sim!
 
Pr. Oswaldo Luiz Gomes Jacob 
Pastor da Segunda Igreja Batista em Barra Mansa – RJ