Pesadelos - Pr. Israel Belo

Sonhei que eu era Deus.

Acho que foi um pesadelo, porque logo me vi em dificuldades com tantas orações que chegavam, de muitos lugares, ao mesmo tempo, em vários idiomas.

Eu fui firme.

Logo, um moço alto, moreno, falando com muita desenvoltura, começou a orar. Ele me fez um monte de elogios, mas, logo em seguida, desenrolou uma lista interminável de pedidos. Ele pedia por si mesmo; no máximo, por um amigo próximo. Achei o rapaz muito egoísta e nem ouvi o resto.

Depois, outro rapaz, baixo e claro, um pouco barrigudo, me pediu para que eu o livrasse de uma situação em que se metera. Ele até reconheceu que errara e que estava na pior por sua culpa. Seu argumento foi terrível: "Sei não ouvi os conselhos que escutei. Eram todos repetidos e chatos. Mas eu sei que o Senhor é gracioso e te peço que, em nome de Jesus, o Senhor resolva este problema. Amém!". Não dei a mínima. Deixei as regras e ele as ignorou. Ou resolve ele mesmo ou aprende a me levar a sério.


Também me dirigiu a palavra um pastor. Bem arrumado, laço bem dado na gravata, aquela voz que as pessoas dizem que é poderosa. Era um preguiçoso. Não preparava seus sermões porque confiava que o meu Espírito iria ungir os seus lábios. Não se dedicava a pastorear os membros da sua igreja porque os achava impertinentes. Agora, vinha me pedir que abençoasse seu ministério e melhorasse o seu salário, que estava difícil viver.
Veio também uma moça, um pouco franzina. Chorava muito. Estava grávida de um bebê que não desejou. Me pedia para dar um jeito. Como dar um jeito? Matando a criança? Eu não posso fazer isto.

Ainda apareceu um senhor, já idoso, que durante toda a sua vida, poucas vezes orou, nunca o vi lendo a Minha Palavra, sempre escutei suas reclamações contra tudo e contra todos. Agora queria que eu desse um jeito em sua aposentadoria, que ele conseguiu de um modo que eu nunca aprovei. Não me simpatizei com seu pedido. Na verdade, qualquer coisa que viesse dele eu não atenderia. Insolente.
Eu estava sendo firme.

***

Ufa! Que alegria! O relógio me despertou da pretensão de ser Deus.

***
Humano, apenas humano, pus-me a refletir sobre as orações que faço.
Que tenho pedido ao Senhor? Ah, Senhor, corrija-me para não ser o centro das minhas orações, como se eu fosse o centro da minha vida. Não sou. És.
Como tenho vivido? Ah, meu Deus, ajude-me a cada dia abrir a Tua Palavra e seguir pelos caminhos que ela me traça para o meu próprio bem, para não ter que Te ocupar para resolver situações que eu não devia ter criado.
Como tenho gasto o meu tempo? Trabalhando ou deixando a vida me levar? Ah, Senhor, ajuda-me a me dedicar ao estudo e ao trabalho, de modo que possa conquistar os alvos que me fixas?
O que tenho feito com o meu corpo e minha mente, Senhor? Dá-me desejos puros, Pai.
Como me tenho posto diante de ti? Oh, Senhor, se tenho sido superficial, ponha raízes nos meus pés. Se tenho enganado a mim mesmo, dá-me um coração sincero.

***
Ajuda-me, Senhor, para que, quando eu orar, não me reproves.

Pr. Israel Belo de Azevedo
www.prazerdapalavra.com.br